O motorista no Brasil enfrenta quase uma maratona todos os dias, mas em vez da linha de chegada, o objetivo é encontrar o combustível mais barato.
A gente já falou aqui sobre como funciona o reajuste de combustível no Brasil, e agora vamos entender o que faz os valores mudarem tanto.
Por que será que os preços dos combustíveis oscilam tanto?
Bom, para entender essa dança dos valores, primeiro a gente precisa saber de onde o combustível surge e qual o caminho até a bomba. E a origem de tudo é o petróleo.
O óleo que é coletado dos oceanos demora milhões de anos para poder ser extraído das rochas sedimentares. Só para você ter uma ideia, o Brasil extrai mais de dois milhões e meio de barris de petróleo por dia. É muita coisa, né?
Para ser transformado em gasolina e diesel, precisa passar pelas refinarias. De lá, os distribuidores levam para os postos, que vendem o produto para você.
Então guarde este ciclo, porque vai ser muito importante para entender como se formou o preço que você paga na bomba.
Mas como é formado o valor do diesel?
Retrocedendo um pouco, vamos voltar ao petróleo no seu estado bruto. Para comercializar tanto óleo assim, tem um mercado internacional que faz uma cotação do preço de um barril de petróleo diariamente.
Para chegar no valor, existem vários fatores. Um dos primeiros é oferta e demanda, ou seja, a quantidade disponível e consumida desse petróleo no mundo. Existe também o fator câmbio, porque esse petróleo é precificado em dólares no mercado internacional.
Só para você ter uma ideia do que seriam esses efeitos geopolíticos, vamos dar um exemplo. Em setembro de 2019, na Arábia Saudita, a Saudi Aramco, que é a maior refinaria de petróleo do mundo, sofreu um ataque de drones e parou de produzir quase 6 milhões de barris. Isso representa 5% de toda a produção do mundo.
Resultado? Mexeu com o preço dos combustíveis em vários países, incluindo o Brasil. A Petrobras aumentou a gasolina e o diesel, e você consumidor pagou mais caro por algo que aconteceu do outro lado do mundo.
A Petrobras realmente controla os preços no Brasil?
Em termos, sim. Até 1997, a Petrobras tinha o monopólio de produção, refino e também de distribuição dos combustíveis no Brasil. No governo Fernando Henrique Cardoso, isso mudou e outras empresas estrangeiras começaram a explorar o mercado. Principalmente quando falamos do pré-sal.
Mas a estatal continua com o maior controle do mercado, ou seja, sempre que a empresa anuncia o reajuste, isso vai impactar no seu bolso. Quem governa o Brasil também tem influência no preço que você paga na bomba.
A gente teve uma mudança recentemente de como o governo interferia nos preços que a Petrobrás praticava. Nos governos de Lula e Dilma, a opção era conter os reajustes para ajudar a segurar a inflação. Nesse período, foram apenas 15 alterações no preço.
Tudo mudou com a chegada do governo Temer em 2016, que optou por deixar a Petrobras seguir o mercado internacional e não segurar mais o valor final. O governo Bolsonaro manteve a mesma postura.
Resultado: de lá para cá, tivemos mais de 200 reajustes!
Mas com a produção da Petrobrás, não poderíamos diminuir o preço e ficar tudo no mercado local?
Vamos voltar mais um passo. Recorda que falamos que a Petrobrás produz mais de 2 milhões de barris de petróleo por dia? Será que não seria suficiente para abastecer todo o país e diminuir o preço? A resposta é sim e não.
Seria sim suficiente, mas a qualidade do nosso petróleo impede que isso aconteça. O petróleo que se produz no Brasil é de difícil refino.
Então, o que nós temos aqui nos obriga a mandar o petróleo para fora como commodity e trazer ele como um produto com valor agregado que é o combustível, a nafta ou qualquer que seja o seu derivado.
A flutuação de preço do diesel se dá por dois motivos
Primeiramente, o valor do diesel que sai das refinarias depende diretamente do preço do dólar. Em segundo lugar, depende do preço do petróleo.
Então, da próxima vez que você for abastecer, saiba que tem muitos passos para calcular o preço do combustível antes de você passar o cartão.
Aproveite para saber também se “a escolha do Óleo Diesel influencia no consumo do combustível” para saber escolher o combustível de qualidade.
Você precisa de combustível de qualidade, com certificado, com garantias e proveniência conhecida. Para isso, você pode contar o diesel da Petroserv Petróleo! Entregamos para você o combustível que move a sua empresa, sua frota, seus geradores ou maquinários.