Uma coisa é indiscutível: a qualidade do diesel é primordial para que o combustível funcione de maneira correta e garanta um bom desempenho.
Entretanto, mesmo que o óleo diesel tenha uma boa procedência, é preciso ficar de olho. Algumas condições podem deteriorar os produtos, causando inúmeros problemas, como é o caso da borra no tanque de diesel.
O que é borra no tanque de diesel?
Ela é uma camada formada por resíduos que vão acumulando dentro do tanque, o diesel fica com uma cor escura. Essa borra no tanque de diesel pode surgir das reações químicas com a degradação natural que acontece com os combustíveis.
Por que isso acontece?
Com a mudança de temperatura que acontece devido à pressão do desempenho dos motores, começa a surgir água dentro do tanque. Com o tempo, a camada de ar quente, entre outros motivos, pode estimular a aparição de seres vivos, como bactérias, fungos e leveduras.
Mesmo com todos os cuidados em usar tanques completamente secos, a água pode surgir da simples condensação com as altas temperaturas. O biodiesel, presente no óleo diesel comercializado no país, possui características higroscópicas, o que também favorece a atração de água ao combustível.
Além disso, deixar o óleo diesel parado também pode colaborar para o surgimento desses microrganismos, já que isso gera o envelhecimento do mesmo.
Quais as consequências do surgimento de borra no tanque de diesel?
Dentre os possíveis problemas que podem surgir, estão:
- Fazer com que os equipamentos ou veículos parem de funcionar de maneira correta, causando o consumo excessivo de diesel;
- Corrosão em tanques metálicos e/ou erosão em tanques plásticos;
- Falha no funcionamento e potência do motor;
- Aumenta a necessidade de drenagem da água nos tanques de armazenamento;
- Prejuízo com manutenção e troca de peças.
O que pode influenciar o aparecimento de borra no tanque de diesel?
Como citado anteriormente, vários fatores podem impactar nessa questão:
- O tempo que o diesel fica parado, pois há chances de crescimento de micro-organismos;
- A presença prolongada de bactérias, fungos e leveduras, pois elas favorecem a decomposição do diesel, tornando o mesmo ácido e corrosivo, fazendo com que as telas fiquem sujas, impedindo a filtragem do combustível;
- Oxigênio dentro do tanque. Deixar o óleo diesel em níveis baixos por muito tempo, aumenta o contato com o oxigênio, contribuindo para a proliferação de microrganismos.
- Reações químicas causado por equipamentos de armazenagem ou transporte feitos de cobre, bronze ou latão;
- Variação de temperatura devido ao armazenamento de locais com temperatura muito elevada ou abaixo da temperatura ambiente.
Isso pode ser evitado?
Além de fazer o armazenamento correto, é necessário evitar que o diesel tenha contato com rudimentos externos e fique armazenado por longos períodos.
Fazer limpezas a cada seis meses também é fundamental. Fique sempre atento, ao notar algo fora do comum, é bom fazer a manutenção do tanque.
Do fornecimento a manutenção
A Petroserv oferece combustível de qualidade para o que você precisar, além de realizar a manutenção e oferecer tanques para o armazenamento correto do seu diesel. Conheça nossos produtos e entre em contato para tirar suas dúvidas.