A medição de combustível em tanques instalados, em caminhões, em geradores ou em outras máquinas é uma atividade indispensável para o bom andamento dos negócios de uma empresa ou de um estabelecimento comercial.
Mesmo assim, existem várias maneiras de fazer esse tipo de medição, desde as mais simples até as mais complexas. Então como você pode medir o nível de combustível em um tanque? Continue a leitura para descobrir!
Porque é importante sempre medir o nível de combustível em um tanque?
Medir o combustível dos tanques é uma tarefa que deve ser feita com frequência se a empresa quiser se manter em dias e evitar prejuízos. Como assim?
Quando se mede o nível de combustível em um tanque, a empresa geralmente fica sabendo:
- Quanto combustível resta e quando exatamente vai ser preciso reabastecer, evitando assim imprevistos e gastos desnecessários, como ter máquinas paradas, ou deixar de vender por falta de combustível.
- Qual a temperatura atual do diesel e se existe algum problema com ele.
- Se há algum vazamento de combustível ou a adição indevida de outros líquidos dentro dele.
Por isso, é muito importante sempre medir o nível de combustível no tanque de caminhões, geradores, máquinas que usam diesel e outros equipamentos.
Assim o gestor ou a pessoa responsável por esses equipamentos evita passar por maus bocados, como veículos parados por falta de combustível ou uma tragédia ainda pior, como um vazamento de óleo diesel no meio ambiente.
Como medir o nível de combustível?
Como então alguém pode saber quanto combustível ainda resta em um tanque? Existem praticamente duas maneiras, o método tradicional e os métodos mais tecnológicos.
Da maneira mais tradicional, uma pessoa pode medir o nível de combustível dentro de um tanque usando uma vara ou um pedaço de madeira bem comprido. Basta fazer marcações de tamanho nessa vara e descobrir qual o tamanho e a capacidade máxima do tanque que está sendo medido.
Depois, tudo que a pessoa precisa fazer é inserir essa vareta dentro do tanque, ver até onde ela ficou úmida, anotar a altura e fazer os cálculos.
Já que essa medição é toda manual, qualquer erro na inclinação da vareta pode acarretar em dezenas de litros de diferença no resultado final. Por isso esse método não é indicado se a precisão no resultado final for importante.
Por outro lado, os métodos tecnológicos de medição são bem mais precisos, mesmo que precisem ser instalados ou implementados por um profissional.
Uma dessas tecnologias é a pneumática, que, explicando de forma simples, usa a diferença de pressão para medir quanto combustível há em um tanque. O aparelho usado para esse tipo de medição é muito vendido há décadas, e por isso esse método é bem popular.
Outra maneira de realizar a medição do combustível é utilizando os sensores magnetostrictivos, que são uma tecnologia mais recente e que possuem uma precisão ainda maior que a do método pneumático. Esse tipo de tecnologia usa o movimento de componentes magnéticos dentro de um sensor para determinar quanto combustível ainda há em um tanque.
Cabe a cada empresa decidir que método de medição vai usar em cada caso para continuar sempre ficar informada e segura.
Como podemos lhe ajudar?
Nós estamos prontos para ajudar sua empresa em tudo que ela precisa relacionado à combustível, como abastecimento, transporte, limpeza e até a instalação de tanques em comodato. Para que sua empresa sempre fique segura e evite prejuízos com vazamentos ou com a falta de combustível, nós oferecemos todo o suporte técnico, basta entrar em contato clicando neste link aqui.
Fale com a nossa equipe e peça diesel agora mesmo!